Com base nas informações acima, responda as questões a seguir:
a) Quais características de empreendedor social você identifica em Blake Mycoskie?
b) Qual motivação levou Blake Mycoskie a criar TOMS?
Respostas
Resposta:
Após presenciar crianças pobres crescendo sem ter um par de sapatos para calçar em uma viagem pela Argentina em 2006, o americano Blake Mycoskie teve a ideia de criar a TOMS Shoes, com uma proposta completamente inovadora: a cada par de calçados vendido pela empresa, um novo par seria doado para crianças de baixa renda.
Os calçados modernos, com design arrojado, são sucesso de venda e, até hoje, mais de 60 milhões de pares já foram doados. Um exemplo e tanto de empresa que é um grande sucesso comercial e tem uma enorme contribuição para comunidades vulneráveis.
Explicação:
Resposta:
A) Diante da situação encontrada na viagem às aldeias argentinas, onde as crianças carentes enfrentavam uma situação difícil, Blake Mycoskie ficou comovido e tornou-se consciente do problema. Dessa maneira, ele cultivou um propósito de contribuição social positiva (doar sapatos que atendessem as necessidades dessas crianças). Isso o motivou a realizar ações e até mesmo criar um empreendimento para alcançar essa mudança. Ao longo da sua trajetória, foi determinado, engajado e comprometido pela sua missão. Pode-se dizer que ele é inovador (não precisava mais das doações; a doação atenderia as necessidades das crianças) e criativo (criar um negócio em que a pessoa adquire um sapato e a empresa doa outro para crianças carentes) no seu modelo de negócio, uma vez que buscou um novo pensamento e relacionamento com organizações humanitárias e doadores que agregassem valor social. Além disso, ele aproveitou as oportunidades por meio de suas competências gerenciais. Apresentou visão clara do problema e da solução, mostrou iniciativa, participação, foco e inteligência.
B) A motivação é o resultado direto do que levou o indivíduo a participar de um empreendimento. É caracterizado pelo fator que direciona a intensidade e a persistência dos esforços das pessoas para o alcance de um determinado objetivo. Diante da vulnerabilidade das crianças argentinas, ele foi empático e sentiu que poderia fazer alguma coisa para sanar o problema social. Ademais, ele possuía perfil empreendedor que considerava ser uma ferramenta capaz de criar uma ação inovadora e criativa, podendo intervir na realidade social de uma comunidade local e ampliá-la para o mundo.
Explicação: Padrão de resposta esperado. AVA