• Matéria: Química
  • Autor: starsinthsky
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1985, Fischer e Speier constataram que era possível a obtenção de ésteres através do aquecimento de um ácido carboxilico e um álcool na presença de catalisador ácido. Essa reação ficou conhecida como esterificação de Fischer, sendo um dos principais métodos utilizados na produção de ésteres, uma classe importante de compostos bastante utilizados na indústria alimentícia como flavorizante, substâncias que, quando adicionadas em pequena quantidade aos alimentos, conferem-lhes características degustativas e olfativas.

Numa feira de ciências, um grupo de alunos resolveu demonstrar a produção de dois ésteres, um deles utilizado como flavorizante de abacaxi e o outro de banana, realizando para isso um experimento que consistia na mistura de um ácido carboxilico com o álcool apropriado em meio ácido, de acordo com as quantidades indicadas no quadro a seguir.(imagem)

Com base nas informações apresentadas sobre a reação de produção de dois flavorizantes e nas quantidades misturadas nesta obtenção, resolva as questões a seguir. Qual a função do ácido sulfúrico na reação de produção destes ésteres?

a) O ácido sulfúrico atua como produto, na produção dos ésteres.

b) O ácido sulfúrico atua como catalisador, acelerando a produção dos ésteres.

c) O ácido sulfúrico atua como condensador, acelerando a produção dos ésteres.​

Anexos:

Respostas

respondido por: Somebodylost
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

O ácido sulfúrico é obtido no final da reação com a mesma concentração e volume, apenas entra para acelerar a reação, atuando como doador de prótons, o que faz com que aumente a velocidade da reação entre o ácido carboxílico (butanoico) e o álcool (etanol).

Perguntas similares