O Período Regencial foi uma fase de transição entre o primeiro e o segundo reinado, ele teve início após a abdicação de D. Pedro I e vigorou até a maioridade de D. Pedro II. Analise as proposições sobre o Período Regencial:
I – Uma das maiores revoltas regenciais foi a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, que teve como principal causa o aumento dos impostos sobre o preço do charque, os revoltosos queriam separar o Rio Grande do Sul do Brasil, formando uma república, a revolta só foi encerrada após um acordo com D. Pedro II.
II – A Regência Una de Araújo Lima representou o regresso conservador no Período Regencial, visto que anulou todas as premissas de uma democracia no período imperial brasileiro, o que beneficiou a política no país, afinal o povo clamava por uma política arbitrária e centralizadora.
III – Um dos aspectos de grande relevância do Período Regencial foi o decreto do Ato Adicional de 1834 que dentre outras coisas criava uma certa autonomia para as províncias representando um avanço liberal no Brasil.
IV – A regência do Padre Diogo Feijó foi marcada pela eclosão de diversas rebeliões separatistas e pela ameaça à integridade do território brasileiro. O que culminou em sua renúncia em 1837.
Marque a alternativa correta:
Habilidade: Identificar os fatores responsáveis pela crise política no período pós-independência, reconhecendo o período regencial como uma fase de transição caracterizada pela instabilidade política.
a) Apenas I e II são verdadeiras.
b)Apenas I, II e III são verdadeiras.
c)Apenas I, II e IV são verdadeiras.
d)Apenas I, III e IV são verdadeiras
e) Todas são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: D
Explicação: CONFIA NO PAI SZ SESI RETIRO MANDA ABRAÇOS!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás