Respostas
Resposta:
Alteração genética dos seres vivos
Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.).
Acredita-se que os povos da antiguidade já utilizavam microrganismos na preparação de bebidas e alimentos. Com a evolução das tecnologias e ciências, o uso de mecanismos biológicos no combate à fome, doenças e na produção de energia sustentável tornaram-se cada vez mais comuns.
Biotecnologia Moderna
Os estudos da genética, da biologia molecular e celular deram suporte para o desenvolvimento da engenharia genética – tecnologia que controla o DNA recombinante (modificação dos genomas) das espécies. Essa inovação permite a criação de produtos chamados de transgênicos.
Os transgênicos são organismos que sofrem modificações no seu código genético. Os alimentos transgênicos, por exemplo, são derivados de sementes e plantas cuja as configurações foram alteradas com o objetivo de suprir as demandas das plantações (plantas mais resistentes) e dos compradores (diminuição dos preços e variação das taxas nutricionais).
Por isso, o cultivo de alimentos transgênicos tornou-se uma tendência mundial. Grande parte das lavouras de soja e milho são dessa categoria.
Classificação da Biotecnologia
Como a biotecnologia tem atuação em muitos ramos, estudiosos passaram a classificá-la em cores, na tentativa de relacionar as funcionalidades em cada setor.
Biotecnologia verde: aplicada na agricultura, especialmente na criação de sementes e plantas geneticamente modificadas. Esse tipo de produção tem o intuito de fabricar plantações mais resistentes às pragas e substâncias químicas (pesticidas, agrotóxicos, etc.) e com alto teor vitamínico.
Biotecnologia vermelha: utilizada na saúde para o desenvolvimento de novos tratamentos ou remédios. As manipulações genéticas podem ajudar no diagnóstico de doenças ou nos processos de cura.
Biotecnologia azul: utilizada na busca por recursos biológicos marinhos, como na procura de moléculas em algas para o tratamento de doenças.
Biotecnologia branca: aplicada em procedimentos industriais, inclusive na criação de substâncias que liberam menos poluentes na natureza, como as enzimas catalisadoras de produtos químicos.
Biotecnologia laranja: aplicada no campo da informação. São elaborados conteúdos educacionais para o acesso de todos os setores da sociedade ou estimular a adesão de novos profissionais à área.
Aplicação da Biotecnologia
Como já vimos no código de cores, a biotecnologia promove benefícios em diversos campos e vem sendo aliada da humanidade nos momentos de escassez ou nas novas formas de reaproveitamento dos recursos naturais
As vantagens seria de ter mais possibilidades de ter um órgão transplantado de um animal.
Explicação: Biotecnologia é uma área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade.
Na saúde essa tecnologia é capaz de criar antibióticos ou suprir falta de moléculas importantes para o perfeito funcionamento do corpo humano, como no caso o hormônio insulina.
Além disso outros avanços foram feito como: Terapia celular com uso de moléculas; Transplante com órgãos de animais geneticamente alterados; Uso de células tronco; Criação de vacinas, hormônios e anticorpos em laboratório.