Respostas
Resposta:
Olá
Em 2014 um referendo na Crimeia tinha como objectivo saber se a população da Crimeia era favor ou contra uma reunificação com a Rússia.
O resultado foi favorável a união com 96,8% de votos a favor.
Mas porqué?
A ligação histórica da Crimeia com a Rússia remonta ao século XVIII com a criação da frota do Mar Negro pelos russos que tinha por base Sebastopol (princial cidade da Crimeia). Desde então os russos tiveram sempre uma grande influência sobre a Crimeia.
No século XX foi parte da antiga União Soviética e era vista como um ponto estratégico pelos soviéticos devido a sua posição geográfica. Com a dissolução da URSS a Crimeia tornou-se parte da Ucrânia no entanto a população que mora na Crimeia continua a ter uma grande maioria de etnia russa (mais de 50%).
Ao longo do século XXI várias crises afetaram a península da Crimeia deminuindo muito as condições de vida dos locais. Com o referendo de 2014 a população local viu no Kremlin uma nova esperança de prosperidade e uma reunificação a pátria mãe.
Obrigado.
Os portos da Crimeia também são responsáveis por boa parte do escoamento da produção agrícola ucraniana que segue em direção à Europa e à própria Rússia, além de ser o ponto onde o país realiza uma considerável parte de suas importações, incluindo o gás russo.
Espero ter ajudado, bons estudos
Classifica como melhor resposta por favor, vai ajudar muito.