O Brasil , na obra de Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala, produzida durante o período do Estado Novo (era de Getúlio Vargas), mais precisamente em 1937, é considerada muito atual apesar de críticas ao seu modo de refletir sobre a convivência entre pretos e brancos no final do século XIX. Pensando nestas e em outras questões relacionadas ao racismo no Brasil, podemos dizer em quais aspectos a obra clássica do autor é atual? Aponte e explique cada uma delas.
Respostas
respondido por:
2
Em primeiro lugar, Gilberto Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força.
Vemos também o conceito de Democracia Racial, que geralmente é utilizado para descrever as relações raciais no Brasil, ou seja, esse termo nos apresenta a crença de que o Brasil não vive o racismo e a discriminação racial da maneira que outros países a levam, principalmente por nossa mistura com os povos Africanos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás