Analisando a rota realizada pela frota de Pedro Álvares Cabral, em que ocorreu a chegada dos portugueses ao Brasil, é correto afirmar:
A) A viagem, mesmo com o objetivo de chegar às Índias, contemplava um desvio para que os portugueses tomassem posse de terras dentro de seus limites do Tratado de Tordesilhas.
B) A chegada da esquadra de Pedro Alvares Cabral ao Brasil foi obra do acaso, e ocorreu devido à inexperiência de seu capitão. A frota só voltaria à rota original após motim liderado por Pero Vaz de Caminha.
C) A passagem das caravelas portuguesas por Porto Seguro ocorreu para o aprisionamento de indígenas, que seriam vendidos como escravos nas plantações africanas e indianas.
D) A viagem de retorno da frota de Pedro Alvares Cabral a Portugal não incluiu o Brasil pois o território já se encontrava sob domínio espanhol, o que violava as cláusulas do Tratado de Tordesilhas.
E) A viagem de Pedro Alvares Cabral foi desviada para o mercado de especiarias da África e Índia pois o seu desembarque em Porto Seguro foi impedido por tropas de guerreiros nativos.
Anexos:
marinokapimenta:
A)
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
O navio de Pedro Álvares Cabral foi desviado e assim por acaso as terras brasileiras foram avistadas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás