A história das lutas dos povos submetidos ao colonialismo remonta à própria origem das invasões, por isso, precisamos considerar que os movimentos de independência não foram gerados da noite para o dia, mas eram frutos da própria estrutura de dominação que vigorava naquelas sociedades. Um marco importante da construção da narrativa emancipacionista é o ano de 1955, quando ocorre, na cidade de Bandung, na Indonésia, a Primeira Conferência Afro-Asiática. Patrocinada por Indonésia, Índia, Birmânia, Sri Lanka e Paquistão, o evento reuniu lideranças de 29 países. BISSIO, Beatriz. A posteridade do espírito de Bandung: Continuidade e ruptura na diplomacia do Sul 1955-2015. Contra Relatos desde el Sur, n. 12, p. 61-77, 2015.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. Basicamente, estavam empenhados em rejeitar a divisão do mundo em dois blocos, o americano e o soviético, e pregavam uma política de não alinhamento.
II. Emancipando-se da órbita dos conflitos entre EUA e URSS, os então denominados países de “terceiro mundo” poderiam concentrar-se em seus próprios conflitos.
III. O ponto fundamental da Conferência foi que “uma significativa parcela da Humanidade marginalizada não tinha consciência de seu papel por nunca terem voz” I
V. Unindo-se aos conflitos entre EUA e URSS, os então denominados países de “primeiro mundo” poderiam concentrar-se em conflitos de terceiros. É correto o que se afirma apenas em: Alternativas: a) I e II. b) I e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
Respostas
Resposta:
letra A pág. 133 do livro de história contemporânea
Explicação:
"Basicamente, estavam empenhados em rejeitar a divisão do mundo em dois blocos, o americano e o soviético, e pregavam uma política de não alinhamento. (...) O ponto fundamental da Conferência foi que “uma significativa parcela da Humanidade antes marginalizada mostrava a consciência de seu papel e fazia ouvir a sua voz” (BISSIO, 2015, p. 62). Emancipando-se da órbita dos conflitos entre EUA e URSS, os então denominados países de “terceiro mundo” poderiam concentrar-se em seus próprios conflitos".
Referncia: História contemporânea : do século XX ao XXI / Alexandra Dias FerrazTedesco . – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Resposta: Letra A
Explicação:
Uma das principais críticas de Fanon direcionava-se a seus próprios pares, que embora emancipatórios persistiam não contribuindo com uma expressão de negritude, o que levava ao sucessivo problema de negros que visavam embranquecerem-se para serem aceitos.