Respostas
Explicação:
O relevo é o conjunto de saliências e reentrâncias que compõem a superfície terrestre. É um componente da litosfera relacionado com o conjunto rochoso subjacente e com os solos que o recobre. Sua escultura modelada numa grande variedade de formas resulta da atuação simultânea e desigual, tanto no espaço como no tempo, não só dos fatores climáticos, bem como da estrutura da litosfera. Desta maneira, o relevo encontra-se em permanente transformação (MARTINELLI, 2009).
Martinelli (2009) destaca que o relevo é o resultado da ação de duas forças, a endógena (interna) e a exógena (externa). As primeiras são responsáveis pelas formas, ou seja, pelas estruturas, enquanto que as segundas tomam parte na modelagem das formas. Se expressa na configuração plástica concreta e heterogênea das formas que compõem a superfície da Terra (ROSS, 1999).
O relevo do Estado de Minas Gerais é marcado por de uma grande proporção de terras altas, acompanhadas por planaltos, chapadas e depressões. Localizado na região de predomínio do Planalto Atlântico, podemos observar no Estado um relevo bastante acidentado, com a predominância de significativas elevações com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitudes que variam de 700 m à mais de 2000 m.Valadão et.al (2008), divide o território do Estado de Minas Gerais em regiões de planalto, chapadas e de depressão. Para os autores, podemos dividir o território do Estado em 10 regiões, de acordo com a formação geológica e geomorfológica, que são:
Serra do Espinhaço;
Quadrilátero Ferrífero;
“Chapadas” do Jequitinhonha;
“Chapadas do São Francisco;
Planaltos do Leste e Sul de Minas;
Planaltos da Bacia do Paraná;
Depressão do São Francisco;
Depressão do Jequitinhonha;
Depressão do Rio Doce;
Depressão do Paraíba do Sul;