• Matéria: História
  • Autor: Miikaelly5342
  • Perguntado 3 anos atrás

3) Segundo o historiador Istvan Jancsó, em seu texto A sedução da Liberdade," É em torno desse conceito, o de liberdade, que se deve procurar o núcleo ordenador da dimensão histórica das sedições". In: SOUZA, Laura de Mello e (org. ). História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 428. Compare qual era a ideia de liberdade que tinham os conjurados mineiros, homens ricos e cultos, com a dos conjurados baianos, homens de camadas sociais desfavorecidas. *.

Respostas

respondido por: RayanaSE
1

A Inconfidência Mineira (1789) possuía um caráter separatista de libertação de Minas Gerais. Ocorreu principalmente pela tributação do ouro pela Coroa Portuguesa. Possuía influência do Iluminismo para a criação de uma república aos moldes americanos.

Entretanto, a Inconfidência Mineira não possuía o aspecto abolicionista. A intromissão portuguesa causou diversas dificuldades aos comerciantes mineiros. Para evitar o contrabando de Ouro, Portugal inseriu diversas burocracias para obter uma tributação completa nas extrações.

Já a Conjuração Baiana (1798) é considerado o primeiro movimento abertamente abolicionista. Também possuía um caráter separatista, entretanto sua participação envolvia diversas etnias de diferentes classes sociais. Possuía influência da Revolução Francesa (1789) por intermédio da maçonaria.

Com a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a população baiana sofreu com a desaceleração econômica de Salvador. As camadas mais pobres foram muito afetadas, vivendo em situação de penúria. Assim, a Conjuração Baiana tinha um apelo popular por melhores condições sociais.

Sobre a corrida do ouro no Brasil, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50455326

Sobre o movimento iluminista, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50154175

Sobre os primeiros movimentos abolicionistas, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50200524

Perguntas similares