Respostas
Resposta:
As Cruzadas foram uma série de guerras realizadas pela Igreja Católica entre os anos de 1096 e 1272 e que tinham como objetivo declarado a reconquista da Terra Santa - Jerusalém.
Ao longo de 200 anos, foram realizadas 9 Cruzadas oficiais e duas extraoficiais. As cruzadas foram guerras violentas, causaram muitas mortes e, considerando seu objetivo principal, foram um fracasso.
As Cruzadas, também chamadas de Guerra Santa, receberam esse nome porque os cruzados utilizavam uma cruz - símbolo do cristianismo - estampada em suas vestimentas durante as batalhas.
Apesar da motivação declarada de reconquistar jerusalém, as Cruzadas também tiveram outras motivações, como conquistas territoriais, busca por riquezas e novas rotas comerciais.
Para entender o contexto em que as Cruzadas se iniciaram, é importante compreender a relevância de Jerusalém para o cristianismo. Em Jerusalém está o Santo Sepulcro, local onde Jesus Cristo foi sepultado.
Mas Jerusalém também é um um local sagrado para muçulmanos e judeus e, por isso, é objeto de disputa há séculos.
A cidade estava sob domínio árabe desde 638, mas os cristãos conseguiam visitá-la. A partir de 1071, com a conquista do território pelos Turcos seljúcidas, a peregrinação cristã ao local passou a ser dificultada.
O Papa Urbano II então, convocou os fiéis a participarem dessas expedições para recuperar Jerusalém. Em troca, os cruzados - nome dado aos que participaram das cruzadas - teriam a remissão dos seus pecados.
Sabe-se, no entanto, que as Cruzadas tiveram diversas motivações além da própria reconquista da Terra Santa. Algumas dessas motivações eram religiosas, outras comerciais e territoriais.