Respostas
Resposta:
Negros ou povo negro são termos usados em sistemas de classificação racial para os seres humanos que geralmente se relaciona a um fenótipo de pele escura, em relação a outros grupos raciais.
A ideia de raça foi construída com o passar do tempo, principalmente, para justificar a hierarquia de um grupo diante de outro durante um processo de construção de nacionalidade.
O assunto é complexo e há diferentes formas de analisar a situação, e partindo de vários e diferentes pressupostos. Um dos primeiros passos para pensar tudo isso é saber que, embora ao longo da nossa existência tenhamos estabelecido que a sociedade é dividida em grupos que se definem em raças, nem sempre foi assim.
Raça é uma ideia de que as pessoas não são todas iguais, de quem os seres humanos são divididos em grandes grupos e que podemos atestar esta diferença a partir dos fenótipos, das diferenças que estes grupos apresentam entre si.
Esta ideia foi construída com o passar do tempo, principalmente, para justificar a hierarquia de um grupo diante de outro durante um processo de construção da ideia de nacionalidade, de origem. A partir de uma imposição, então, passamos a definir os brancos como colonizadores, seres superiores; e os negros e indígenas como povos escravizados, inferiores.
A identidade racial ou grupal está ligada ao lugar que uma pessoa está relacionada na estrutura social. Ou seja, a identidade racial não é uma escolha do sujeito, elas estão relacionadas a uma ideia de raça construída historicamente no nosso país que está ligada ao fenótipo do sujeito.
Explicação: Espero ter ajudado.