Sal de fruta geralmente é usado para aliviar sintomas de azia. Geralmente eles devem ser misturados à água antes de serem ingeridos. Ao se fazer esse procedimento é comum observarmos uma efervescência no líquido em contato com o sal de fruta. Ao realizar esse processo podemos esperar que:
A) a efervescência seja resultado da liberação de algum componente que já estava presente no sal de fruta.
B) tenha sido produzida uma nova substância que não estava presente antes da mistura do sal de fruta e da água.
C) a massa inicial do sistema (sal de fruta e água) se mantenha inalterada após a ocorrência da reação química.
D) tenha ocorrido uma transformação física em que não há alteração nas substâncias iniciais após elas serem misturadas.
E) não seja possível confirmar a ocorrência de uma reação química devido à ausência de uma evidência visível para esse processo como uma mudança de cor.
Respostas
respondido por:
1
Ao analisar a efervescência que ocorre ao colocar o sal de fruta na água, é possível afirmar que: B) tenha sido produzida uma nova substância que não estava presente antes da mistura do sal de fruta e da água.
Na efervescência, ocorre a liberação de gases para o meio, o que é tido como uma evidência de transformação química. Além disso, as transformações químicas, por definição, envolvem a formação de novos produtos.
Essa efervescência pode ser observada pela formação de bolhas quando o sal de frutas entra em contato com a água e também pela diminuição da massa do sistema ao final da reação, que confirma que o gás foi "perdido" para o meio, uma vez que o copo é um sistema aberto.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás