Respostas
Primeiranente é interessante relembrar que esse período de formação dos Estados nacionais está relacionado com a Idade Média, e, consequentemente, às relações de susserania e vassalagem dos nobres com seus servos.
Nesse período os nobres começaram a expandir suas influências com as relações citadas, tentando aumentar suas terras e agir como "reis" dentro delas, coisa que, posteriormente, foi retirando o poder centralizado das mãos do verdadeiro Rei da região, já que o poder começou começou ser dividido.
Paralelo a isso, estavam surgindo os Burgos, que eram regiões fora das muralhas das cidades que visavam explorar o comércio com as corporações de ofício, esses Burgos sofriam muito com as taxas impostas pelos nobres para passar por suas terras. Com toda essa cobrança, os moradores dos Burgos, burgueses, começaram a pensar formas de contornar isso, e uma delas foi unir-se ao Rei, que também estava sofrendo com o aumento de poder dos nobres, para tentar solucionar isso.
Com o apoio da burguesia financiando exércitos, o rei conseguiu reestabelecer sua posição de poder e como parte do acordo ajudou os burgueses nos seus impostos.