• Matéria: Biologia
  • Autor: lessandrafernandes33
  • Perguntado 3 anos atrás

FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Salto do Jacuí - RS - Professor - Ciências) Um tumor é uma massa de tecido anormal, cujo crescimento é praticamente autônomo e excede o dos tecidos normais. Ao contrário das proliferações não-neoplásicas, o crescimento dos tumores persiste após a interrupção dos estímulos que iniciaram a alteração. Os tumores são classificados em duas categorias: os tumores benignos e os tumores malignos. De acordo com as características das neoplasias benignas e malignas, a distinção entre tumores baseia-se no seu aspecto (morfologia) e, em última análise no seu comportamento (evolução clínica), utilizando-se alguns critérios: I. Diferenciação e anaplasia. II. Taxa de crescimento. III. Invasão local. IV. Metástases.

Respostas

respondido por: Danas
4

Os tumores malignos são altamente diferenciados, uma taxa de crescimento rápida, consegue invadir diversos tecidos através das metástases, diferente dos tumores benignos, que são pouco diferenciados, crescem pouco e nem conseguem invadir tecidos diferentes.

A formação de uma neoplasia decorre dos danos em genes mutantes que acabam por permitir mudanças nos tecidos e mal funcionamentos e o crescimento fora do comum para a célula.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares