• Matéria: Geografia
  • Autor: annylakalyely718
  • Perguntado 3 anos atrás

01-0 Oriente Médio, considerado uma região tensa, tem sido palco de guerras e disputas entre diversos grupos e interesses. Esse clima de conflitos teve inicio com a:

a) Revolução Islâmica, no Irã, que liquidou com o poder dos muçulmanos sunitas.

b) Organização da OLP, que congregou israelitas e

judeus de todo o mundo.

c) Construção do Canal de Suez pelo Egito, em 1956.

d) Instalação em 1948 do Estado de Israel na região.

02-Sobre os problemas relacionados ao Oriente Médio, é correto afirmar.

a) Sem consultar os árabes palestinos, as Nações Unidas em 1947 dividiram o território da Palestina formando Estados independentes e uma zona neutra em Jerusalém, ação essa que desencadearia a chamada "Questão Palestina" em aberto até os dias de hoje.

b) Os palestinos tiveram recentemente seu reconhecimento efetivado e recuperaram as terras perdidas antes de 1947.

c) Os sucessivos govemos ligados à corrupção e ao autoritarismo de longa duração, caso de Kadafi na Libia, mostraram capacidade de resolver a crise no Oriente Medio.

d) O Egito não se integrou as nações árabes, e Nasser passou o controle do Canal de Suez aos americanos em 1956.

03-Do final dos anos 1970 até hoje, Ira e Iraque estiveram constantemente no noticiário internacional. Entre outros motivos, devido à:

a) revolução no Irā, em 1978-1979, que acabou com a monarquia pró-Estados Unidos no pais e instalou um regime islâmico xiita, controlado pelos aiatolás, que passaram a pregar a guerra santa contra seus opositores.

b) Guerra Iră-Iraque, entre 1980 e 1989, conflito tipico da Guerra Fria, pois os dois paises representavam, respectivamente, os interesses dos Estados Unidos e da União Soviética, em sua disputa pelo controle global.

c) ocupação do Kuwait, pais vizinho, por tropas do Iraque, em 1990, na disputa por campos petroliferos, com a intenção explicita de aumentar a produção de petróleo iraquiana e diminuir seu preço no mercado internacional.

d) Primeira Guerra do Golfo, em 1991, quando os Estados Unidos atacaram o Iraque a pedido dos governos iraniano e kuwaitiano, depuseram o regime islâmico e implantaram uma democracia representativa.

04-Os israelenses, usando como pretexto o bloqueio no golfo de Ácaba e o aumento dos ataques terroristas dos palestinos contra Israel, atacaram o Egito, a Siria e a Jordānia no dia 5 de junho de 1967, conquistando toda a peninsula do Sinai até o canal de Suez, a Cisjordânia e as colinas de Golan. Esta guerra ficou conhecida como:

a) A Guerra do Ramadā.

b) A Guerra de Balayim.

c) A Guerra dos sete dias.

d) A Guerra dos Seis Dias.

05-0 grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) originou-se na Al-Qaeda. O Estado Islámico se fortaleceu após a retirada de tropas do Oriente Médio pelos EUA. Esse grupo cobra impostos nas áreas dominadas, rouba bancos e contrabandeia petróleo. O objetivo politico do Estado Islámico é

a) confiscar as ricas fontes de recursos na Siria e no Iraque para mostrar força e recrutar novos adeptos islámicos.

b) executar as pessoas que se recusam a se converter ao islamismo sunita e divulgar imagens de decapitações.

c) construir o Estado Islâmico sunita sob regime radical e controlar territórios na Siria, no Iraque e em outros paises.

d) receber o apoio financeiro do Ocidente pela participação na guerra civil na Siria e manter cerca de 10 mil combatentes.

Respostas

respondido por: antoniovinicios7
2

Resposta:

1) d) Instalação em 1948 do Estado de Israel na região

2) a) Sem consultar os árabes palestinos, as Nações Unidas em 1947 dividiram o território da Palestina formando Estados independentes e uma zona neutra em Jerusalém, ação essa que desencadearia a chamada “Questão Palestina” em aberto até os dias de hoje.

3) a) revolução no Irã, em 1978-1979, que acabou com a monarquia pró-Estados Unidos no país e instalou um regime islâmico xiita, controlado pelos aiatolás, que passaram a pregar a guerra santa contra seus opositores.

4) d) A Guerra dos Seis Dias.

5) c) construir o Estado Islâmico sunita sob regime radical e controlar territórios na Síria, no Iraque e em outros países.

Explicação:

Perguntas similares