1) A globalização foi colocada em xeque com a COVID-19. A vulnerabilidade do sistema econômico global foi exposta com a atual crise pandêmica. No setor produtivo global, essa vulnerabilidade se destaca, principalmente, em razão da: a) concentração da produção industrial nos países agrários. b) divisão internacional do trabalho, em que os países ricos produzem bens industrializados, enquanto os países pobres ficam restritos à produção de matérias-primas. c) fragmentação da produção e da fabricação de bens em cadeias globais de valor. d) estruturação geográfica da produção circunscrita aos países desenvolvidos. e) concentração da produção de bens de consumo nos países ricos.
Respostas
A alternativa correta é a letra c) fragmentação da produção e da fabricação de bens em cadeias globais de valor.
A pandemia do corona vírus demonstra que a economia global apresenta vulnerabilidade mediante a crises, pelo fato de ser uma rede de produção integrada onde uma falha ou redução acarreta em problemas produtivos e geram consequências econômicas. Como a confecção de bens é feita de forma particionada em todo mundo, quando ocorre uma interrupção, acaba gerando aumento de preço de produtos que se tornam mais escassos. Isso demostra a interdependência das cadeias globais.
Bons estudos!
Resposta: B) divisão internacional do trabalho, em que os países ricos produzem bens industrializados, enquanto os países pobres ficam restritos à produção de matérias-primas.
A) Concentração da produção industrial nos países agrários.
Explicação: