O estilo de vida do felino influencia na prevalência da infecção por parasitos, como por exemplo o Paltynosomum fastosum, trematódeo hepático que causa obstrução de ductos biliares e, clinicamente, o paciente apresenta icterícia.
Tendo como base o ciclo biológico do parasito, pode-se afirmar que
o felino é hospedeiro definitivo e a lagartixa hospedeiro paratênico, e a infecção dos felinos ocorre pela ingestão da lagartixa.
apresenta ciclo biológico monoxênico, a lagartixa é o hospedeiro o paratênico, e o felino se infecta ao ingerir a lagartixa.
o felino é hospedeiro intermediário e a lagartixa hospedeiro definitivo, e a infecção dos felinos ocorre pela ingestão da lagartixa.
o estilo de vida do felino influencia na prevalência da infecção pelo parasito, e os felinos domésticos confinados são mais predisponentes.
apresenta ciclo biológico heteroxênico com três hospedeiros intermediários, moluscos, isótopos aquáticos e lagartixa.
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é: o felino é hospedeiro intermediário e a lagartixa hospedeiro definitivo, e a infecção dos felinos ocorre pela ingestão da lagartixa.
O Platynosomum fastosum é um trematódeo hepático que causa obstrução de ductos biliares, essa doença é chamada de platinosomíase, atuando no sistema biliar dos felinos domésticos.
Em relação ao ciclo biológico desse parasita, pode-se afirmar que, ele possui três hospedeiros intermediários, por exemplo: caracóis, isópodos terrestres, lagartixas e sapos.
Já nos hospedeiros definitivos, temos como exemplo o gato, pois ele contrai a infecção após ingerir um hospedeiro intermediário contendo a bactéria.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás