Respostas
Resposta:
Sólido, líquido, gasoso e, presente naturalmente no universo, o estado de plasma.
Explicação:
Resposta:
Os estados físicos fundamentais da matéria são sólido, líquido e gasoso, que se diferenciam pelo menor ou maior grau de agregação entre suas partículas.
Explicação:
Estado sólido
As moléculas que compõem a matéria se mantêm fortemente unidas, tendo forma e volume constantes. Nesse estado, as partículas praticamente não se movimentam. Dois exemplos são o tronco de uma árvore ou um cubo de gelo.
Estado líquido
Nesse estado a matéria apresenta uma menor união das moléculas e um grau mais elevado de agitação. No estado líquido as partículas estão mais afastadas umas das outras, tendo maior capacidade de movimentação. A forma nesse estado é variável e o volume constante. Um bom exemplo é a água dentro de um recipiente.
Estado gasoso
Há movimentação intensa das partículas que formam a matéria, as forças de coesão nesse caso são pouco intensas. A forma e o volume da matéria nesse estado são variáveis.
A forma da matéria em estado gasoso depende do recipiente que ocupa, não estando em um recipiente será disforme, assim como o ar que respiramos e não podemos ver. Um exemplo é o botijão de gás que apresenta gás comprido que ganhou certa forma.