Os hidratos de carbono podem ser classificados em três diferentes tipos, de acordo com o nível de complexidade das moléculas que os representam. Dessa forma, os carboidratos são diferenciados pelo número de açúcares simples em combinação dentro da molécula. Os carboidratos são subdivididos em: 1) monossacarídeos (com um açúcar por molécula), 2) dissacarídeos (com dois açúcares por molécula) e 3) polissacarídeos (com inúmeros açúcares por molécula). Dentro dessa classificação, podemos dizer que I. os dissacarídeos mais comuns são a maltose formada pela união de glicose e frutose; a lactose formada por glicose mais galacose; e a sacarose formada pela união de duas moléculas de glicose. II. os homopolissacarídeos são aqueles constituídos por apenas uma unidade monomérica e são formas de armazenamento de monossacarídeos que servirão de reserva energética, como o amido e o glicogênio. III. os heteropolissacarídeos são monossacarídeos constituídos por mais de um tipo de açúcar; são glicídeos estruturais, ou seja, fazem parte de estruturas celulares ou extracelulares. IV. o amido é uma mistura de polissacarídeos, que apresentam na sua composição dois tipos de polímeros da glicose: amilose e amilopectina, cujas proporções são 20 e 80%, respectivamente. V. monossacarídeos são todos os açúcares que não se hidrolisam, como a glicose, a frutose e a galactose de fórmula C6H12O6. É CORRETO apenas o que se afirma em
Respostas
respondido por:
25
Os monossacarídeos são todos carboidratos que não se hidrolasam, isso porque a hidrolise é usada pelo organismo para quebrar os polímeros como o amido e o glicogênio (I, III, IV e V estão corretas).
Os homopolissacarídeos são as unidades monoméricas, elas não são usadas para armazenar energia, mas sim são usadas como fonte de energia ou podem se unir para formar estruturas, como a celulose, ou polímeros para armazenar energia, como o amido.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás