Uma leitura que tem a capacidade de escolher as ideias principais e diferenciá-las das secundárias, através de palavras e expressões é uma
Respostas
Resposta:
Leitura crítica
Explicação:
Pré-leitura ou leitura de reconhecimento: é a fase preliminar da leitura informativa. Este tipo de leitura permite ao leitor selecionar o documento ou a obra que poderá ser aproveitada no seu trabalho e também obter uma visão geral do tema abordado. Para Gil (2002, p. 77) esta leitura pode ser denominada de exploratória, porque “é comparada à expedição de reconhecimento que fazem os exploradores de uma região desconhecida”.
Leitura seletiva – é quando se realiza uma leitura do livro todo, tentando selecionar as informações fundamentais, ou seja, escolher o material que realmente interessa à pesquisa. Entretanto, deve haver critérios de seleção baseados nos propósitos do trabalho.
Leitura crítica ou reflexiva – é quando o leitor concentra-se nos aspectos mais relevantes do texto, sendo capaz de separar as idéias secundárias da idéia central. Essa é uma fase que requer reflexão que pode ser obtida por meio da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento das idéias do autor da obra.
Leitura interpretativa – é uma leitura mais complexa e para que ela seja proveitosa é necessário que se estabeleça o procedimento a seguir: Identificar quais as intenções do autor e o que ele afirma sobre o tema, suas hipóteses, metodologia, resultados, discussões e conclusões; Relacionar as afirmações do autor com os problemas para os quais se está
procurando equacionar; Saber discernir, de forma imparcial, o que verdadeiro ou falso.