Considerando a situação do negro no pós-abolição brasileiro, marque a única alternativa correta: *
a-A Lei Áurea, que declarou extinta a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888, foi comemorada com festas, missas campais e comícios que reuniam multidões. Passadas as comemorações, os libertos conseguiram se firmar socialmente como pessoas totalmente livres.
b-Nas áreas rurais, os libertos negociaram com os senhores sua permanência nas fazendas em troca de salário. Logo viram que o tratamento dispensado a eles não era mais o mesmo, os libertos passaram a exercer do direito de ter a própria roça e de um tratamento digno.
c-Além de lutarem por emprego, moradia e salário, os libertos tinham de enfrentar o racismo e a violência policial, que os impediam de circular livremente pelas ruas ou de praticar suas religiões.
d-Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, muitos conseguiam se empregar nas fábricas que surgiam: a maioria dos empregos estáveis era dada os ex-escravos mais experientes. Os libertos eram preferidos pelos empresários daquela época por sua cor e origem.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
Após a lei Áurea não foi feito nenhum tipo de planejamento para a adesão os ex-escravos na sociedade onde muitos deles foram para as grandes cidades onde enfrentaram muitas dificuldades e tiveram que trabalhar em sub empregos
além de terem dificuldade a educação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás