• Matéria: Geografia
  • Autor: alexenrique0071
  • Perguntado 3 anos atrás

pesquise personalidades negras do brasil que contribuiram para a conciencia raciais e na luta pela igualdade

Respostas

respondido por: sandraregina18
1

Resposta:

Zumbi dos Palmares (1655-1695) - Talvez a personalidade negra mais importante da nossa história seja o líder da resistência negra Zumbi dos Palmares, que nasceu no Quilombo dos Palmares (região de Alagoas).  No Quilombo, que foi um verdadeiro centro de resistência escravocrata, chegaram a viver cerca de trinta mil negros que escaparam dos seus senhores.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) - Uma importante escritora do Brasil, Carolina Maria de Jesus foi autora de uma das grandes obras da nossa literatura: Quarto de Despejo: diário de uma favelada. Com uma história de vida difícil, Carolina nasceu no interior de Minas Gerais, era neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta.

Grande Otelo (1915-1993) - Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em Minas Gerais e começou a representar nas festas populares. Quando tinha sete anos participou de uma apresentação do circo e ganhou de vez o gosto pela atuação. Grande Otelo protagonizou um marco importante: os negros não podiam entrar pela porta da frente nos cassinos, esse evento só foi superado depois que Grande Otelo foi contratado para atuar em um deles.

Nelson Mandela (1918 - 2013) - Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid, o regime separava a população negra, negando a ela todos os direitos políticos, econômicos e sociais que eram garantidos a outras pessoas.

Angela Davis (1944) - Angela Davis é uma professora, filósofa e ativista americana que atua na defesa dos direitos das mulheres e pelo fim da discriminação racial. É uma personalidade muito importante para o feminismo negro, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960. Apesar disso, ainda hoje Angela é ativa na luta pela liberdade da mulher e dos negros, é uma ferrenha crítica do sistema prisional americano e da pena de morte. Sobre o combate ao racismo, ela faz uma afirmação categórica: em uma sociedade racista, não é suficiente não ser racista, é preciso ser antirracista.

Malcom X (1925 -1965) - Malcom X foi um ativista americano que dedicou sua vida a chamar a atenção do mundo para a problemática dos crimes de ódio e de racismo. Era um defensor do movimento do Nacionalismo Negro, que pregava a definição da identidade da população negra. Defendia o uso de meios violentos como método de defesa contra o preconceito.

Martin Luther King (1929 - 1968) - Martin Luther King é considerado um dos mais importantes nomes na história da luta pelos direitos civis da população negra dos Estados Unidos. Além de ser ativista no movimento negro, ele também foi pastor da Igreja Batista. Luther King era fortemente influenciado pelas ideias de Mahatma Gandhi, que pregava o combate não violento e, por isso, era adepto do ativismo pacífico. Pela sua importância na luta contra a discriminação racial recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1964.

Benedita da Silva (1942) - Ativista do movimento negro e feminista, Benedita fez toda a sua carreira na vida pública. A política, que viveu no morro Chapéu Mangueira (no Rio de Janeiro) durante 57 anos, começou a atuar na comunidade através da Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro.

Explicação:

Site: Ebiografia / Título: 27 personalidades negras que fizeram a diferença no Brasil

Site: Significados / Título: 20 personalidades negras que mudaram o mundo

Perguntas similares