Leia o trecho a seguir:
“Os gases medicinais são utilizados em hospitais, clínicas de saúde ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes. São exemplos de gases medicinais: oxigênio medicinal; ar sintético medicinal; óxido nitroso medicinal e dióxido de carbono medicinal.”
Fonte: ANVISA. Informações gerais - gases medicinais. Disponível em: . Acesso em: 27 de julho de 2020.
Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre os gases terapêuticos, analise os gases a seguir e associe-os com seus respectivos usos terapêuticos.
1) Hélio.
2) Óxido nítrico.
3) Oxigênio.
4) Dióxido de carbono.
( ) Tratamento da obstrução respiratória.
( ) Correção de um quadro clínico de hipóxia.
( ) Tratamento da hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido.
( ) Inundação do campo cirúrgico durante cirurgia cardíaca.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) 2, 3, 1, 4.
B) 1, 3, 2, 4.
C) 1, 2, 4, 3.
D) 4, 2, 3, 1.
E) 2, 1, 3, 4.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a letra B
Resposta:
1,3,2,4
Explicação:
o gás hélio é utilizado no tratamento de doenças obstrutivas do sistema respiratório, como asma e bronquiolite
O óxido nítrico inalatório (NOi) é método terapêutico que atua como vasodilatador pulmonar seletivo e tem efeitos benéficos sobre as trocas gasosas e a ventilação, melhorando rapidamente crianças com hipóxia.
Nos Hospitais e Clinicas, o Oxigênio Medicinal é muito utilizado em anestesias, reanimações cardiorrespiratórias e como terapia profilática ou curativa para diversos tipos de doenças. É usado também para administração de medicamentos através de inalações/nebulizações.
O Dióxido de Carbono medicinal é usado como gás de insuflação e como um agente de arrefecimento. ... Pode ser usado como gás de insuflação para cirurgia minimamente invasiva ( laparoscopia, endoscopia e artroscopia) e para ampliar e estabilizar cavidades do corpo para uma melhor visibilidade do campo cirúrgico.