• Matéria: Geografia
  • Autor: camilaccarvalho10
  • Perguntado 3 anos atrás

faça um Resumo sobre a cop 26 (conferência sobre mudanças dimations - reino unido)​

Respostas

respondido por: veronicabeatrizbarde
1

Resposta:

Atual situação da ação climática: O mundo tem feito avanços importantes na luta contra as mudanças climáticas. A transição para veículos elétricos, por exemplo, tem acelerado rapidamente, o uso de energia renovável tem crescido de forma exponencial, algumas nações apresentaram metas ambiciosas de redução de emissões para 2030 e muitos países e empresas têm se unido em busca de metas ambiciosas de emissões líquidas zero.  Ao mesmo tempo, os atuais compromissos climáticos nacionais (ou NDCs, sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas) ainda não são suficientes para que o planeta não ultrapasse o limite de 1,5°C de aquecimento. E os países mais vulneráveis ​​ao clima não estão recebendo o apoio que precisam para proteger as florestas, adotar o uso de energia mais limpa ou se proteger melhor dos impactos do clima.

É tarde demais? Há alguma coisa que possa ser feita?  Não é tarde demais. Mas como diz Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA: "Não é mais um problema futuro. É um problema de agora... o relógio está correndo rápido".  Para ter uma chance de limitar o aquecimento global a 1,5°C, os próximos oito anos serão cruciais. Os gases de efeito precisam ser reduzidos pela metade. Na prática, isto significa, além dos novos NDCs, que mais 28 gigatoneladas de emissões anuais de equivalentes de CO2 (GTCO2e) devem ser reduzidas. Uma queda anual de 13 GtCO2e é necessária para limitar o aumento da temperatura a 2°C.

O que uma temperatura acima de 2,7°C significaria para o planeta?  Qualquer aumento de temperatura próximo a 2,7°C seria um desastre para a humanidade e para muitas das espécies do planeta. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mesmo um aumento de 2°C teria um grande impacto sobre a alimentação, segurança e saúde humana.  Os insetos, vitais para a polinização dos cultivos e plantas, provavelmente perderiam metade de seu habitat com o aumento de 1,5°C. Isto se torna duas vezes mais provável a 2°C. A frequência e a intensidade de secas, tempestades e eventos climáticos extremos aumentarão a cada aumento de temperatura - como já estamos vendo diante de um aumento da temperatura global de cerca de 1,2°C em relação aos níveis pré-industriais.

Perguntas similares