• Matéria: Sociologia
  • Autor: jujunilu2013
  • Perguntado 3 anos atrás

Na tradição crítica do pensamento sociológico brasileiro e latino-americano, os destacados aspectos da flexibilização foram objeto de questionamento e valorizou-se uma linha de interpretação que mostrava as consequências sociais desse processo, a "precarização" do trabalho e seus efeitos sobre a organização da sociedade. O perfil do trabalho, com maior ênfase no crescimento econômico, resultou em um maior incremento das políticas sociais, com mudanças relevantes nos indicadores sociais e do trabalho, sem, no entanto, trazer alterações de tipo mais estruturais. Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 1. Nas pesquisas acerca do trabalho humano, os indicadores sociais, delimitam-se pela noção de "economia solidária", enquanto a ação coletiva e política pública, recolocam em cena as experiências associativas e solidárias nos campos da produção, comercialização, crédito e trabalho. PORQUE I. A análise revela as diferentes inserções e perspectivas dos atores sociais locais, regionais e nacionais na busca de alternativas para a crise econômica mundial, sem apagar as contradições e os conflitos de uma realidade social marcada pela assimetria de posições na estrutura social. 4 respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

Ambas as alternativas dialogam sobre o papel dos atores sociais e da economia em uma escala global. Ambas estão corretas e se complementam.

É importante que enquanto atores sociais, tenhamos um potencial crítico para analisar essas modificações e ainda sim continuar buscando melhorias, pois a segregação e a divisão de classes ainda existe e é importante que esses recursos também sejam disponibilizadas para as camadas menos favorecidas, influenciando em um crescimento como dos BRICS por exemplo, que representam cerca de 23% do PIB mundial além de 43% da população da Terra.

Perguntas similares