O surgimento da Contabilidade ocorreu devido ao homem necessitar de um instrumento de controle do crescimento do seu patrimônio, no passado eram utilizadas fichas de barro e pedras, depois passando para a escrita. Sua modernização foi motivada pelos grandes centros comerciais que se formavam na Europa. Cada escola da história da Contabilidade no qual tiveram vários pensadores, alguns se destacam mais. Entre as encolas das teorias contábeis temos a Escola Personalista, Controlista e Matemática. Luca Paccioli , grande pensador e criador do método das partidas dobradas, com isso deram-se inicio ao surgimento de várias escolas e muitas teorias. Para a Escola Controlista, todos os mecanismos representavam uma forma de controle da riqueza dos organismos econômicos. Já a Escola Matemática, as contas contábeis poderiam ser representadas por elementos matemáticos e agrupadas em duas seções, uma do deve e outra do haver. Para os estudiosos do personalismo as contas deveriam ser abertas a pessoas físicas e jurídicas e o dever e o haver representavam débitos e créditos das pessoas a quem as contas pertenciam A contabilidade personalista tem por objeto o estudo e a relevação das relações jurídicas que, nas unidades econômicas, se estabelecem entre o proprietário e os agentes e correspondentes, Nesta teoria as contas representam pessoas, fundamenta-se no fato jurídico dos direitos e obrigações, no qual, direito é crédito, obrigação é débito.. diminuição de direito é débito e diminuição de obrigação é crédito. Toda entidade tem um proprietário, a entidade é totalmente confiada ao administrador, pois ele é o responsável por todo ativo e passivo, inclusive as próprias contas do proprietário, no qual classificou as contas em quatro categorias. Nesse contexto o surgimento da escola personalista em reação ao Contismo ocorreu um fato importante para a contabilidade, Assinale a alternativa que apresenta o fato ocorrido com a Escola Personalista O 0 A escola personalista deu personalidade as contas, explicando as relações de direitos e obrigações B O A escola personalista criou os 7 principios contábeis O A escola personalista foi responsável pela criação das convenções O A escola personalista explicou o conceito de débito e crédito até então não existente​

Respostas

respondido por: mariaeduardalemos697
3

Resposta:

A

Explicação:

A escola personalista deu personalidade as contas, explicando as relações de direitos e obrigações.

De fato a personificação das contas já existia mas não tinha uma teoria cientifica, era usado pelos autores para explicar como funcionava as contas.

e para os estudiosos as contas deveriam ser abertas tanto para pessoas físicas como jurídicas.   :)

respondido por: thiiagomoura
0

O fato ocorrido sobre a Escola Personalista, corresponde a alternativa A: "A escola personalista deu personalidade as contas, explicando as relações de direitos e obrigações."

Vamos entender a diferença entre o personalismo e a escola personalista:

  • O personalismo é uma doutrina filosófica que sustenta que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por sua relação com a pessoa individual envolvida nele.
  • A escola personalista é uma escola de filosofia católica fundada por Jacques Maritain e Étienne Gilson, e teve grande influência na primeira metade do século XX. Opunha-se tanto para liberalismo contemporâneo quanto ao socialismo, que eram vistos como desumanizadores.

Portanto, a escola personalista deu personalidade aos relatos, explicando a relação de direitos e obrigações. Em sua opinião, os direitos de Deus foram dados a todas as pessoas como uma forma de preservar sua liberdade.

Entenda mais sobre a escola personalista aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50450786

Anexos:
Perguntas similares