4. Leia o texto a seguir.
Ninguém poderá estudar a história da cultura brasileira sem indicar a presença
de pardos e pretos entre os artistas de relevância, sobretudo no período setecentista
e oitocentista [...].
No período mais remoto da produção artística no Brasil, compreendido entre
a segunda metade do século XVI e todo o século XVII, a autoria negra é pouco
denunciada [...].
[...] O século XVIII é o tempo próprio da participação do preto e do pardo na
construção religiosa de ação comunitária.
[...]
O Barroco mineiro, excetuando-se os exemplos de obediência aos modelos
impostos, é o Barroco em um novo parâmetro universal [...]: artistas pardos e
pretos, representação dos santos e anjos em protótipos negroides, libertação dos
cânones e franquia de reformulação dos elementos ornamentais.
Considerando o texto e as referências históricas sobre a sociedade mineradora, é correto afirmar:
a. A genialidade de artistas como Aleijadinho possibilitou que se reproduzisse no Brasil a arte barroca tal qual foi estabelecida pelo Concílio de Trento, no século XVI.
b. As igrejas e obras sacras que expressaram a estética barroca no Brasil, nos séculos XVIII e XIX, foram projetadas e realizadas exclusivamente por negros e pardos.
c. Artistas negros e pardos – escravizados e libertos – encontraram no Barroco mineiro a possibilidade de expressar livremente sua cultura e suas referências religiosas.
d. Mesmo tendo como referência a arte europeia, o Barroco mineiro teve espaço para a expressão dos artistas e a manifestação de referências culturais locais.
Respostas
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Resposta:
Alternativa (D)
Explicação:
acabei de faser a correção da prova
gb728741331:
a maioria das questões estão na apostila
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