À semelhança do ideal clássico de construção de mulheres perfeitas, assim eram as musas árcades. Coincidentemente, os maiores expoentes tanto da literatura portuguesa do período (Bocage) quanto da brasileira (Tomás Antônio Gonzaga) tinham por musas mulheres de nome Marília. Observe os textos.
TEXTO I
Recreios campestres na companhia de Marília
Bocage
Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre as flores?
Vê como ali beijando-se os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes
As vagas borboletas de mil cores!
Naquele arbusto o rouxinol suspira
Ora nas folhas a abelhinha pára
Ora nos mares sussurrando gira:
Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu não vira,
Mais tristeza que a morte causara.
TEXTO II
“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’ expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
Disponível em: GONZAGA, Tomaz Antônio. Marília de Dirceu. NEAD – Núcleo de Educação à Distância: Belém, [s.d.]. p. 2. www.nead.unama.br. Acesso em: 24 ma.2011.
Caso o nome dos autores não fosse apresentado, embora as musas sejam homônimas, seria perfeitamente possível atribuir à autoria dos textos aos determinados autores através de (a)
A-citação ao Rio Tejo (mais importante rio Português) no texto II.
B-presença de aspectos bucólicos em ambos os textos.
C-presença do carpe diem no soneto (“ósculos ardentes”).
D-presença da áurea mediocritas na lira (“Tenho próprio casal”).
E-Bocage que só escrevia sonetos, enquanto Gonzaga, predominantemente, liras
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