1) Ao aplicar a noção hauseriana de Maneirismo à literatura clássica espanhola, abre-se o caminho para uma catalogação dos autores e obras que permite uma leitura diferente da história da literatura espanhola dos séculos XVI e XVII. Basicamente, pode-se entender que, ao longo desses dois séculos convivem (não sempre, mas especialmente na segunda metade do século XVI e no terço inicial do XVII) duas ou até três correntes artísticas e literárias – a renascentista, a maneirista e a barroca – sendo que um mesmo autor (e até a mesma obra) poderá estar vinculado a mais de uma delas. Isso permite identificar de maneira menos arbitrária autores ou obras que os manuais habitualmente não conseguem situar.
GONZÁLEZ, Mario M. Arnold Hauser e a literatura espanhola. Pandaemonium Germanicum, n. 16, p. 122-137, 2010.
Dado o exposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A literatura espanhola é marcada por três correntes, a renascentista, a maneirista e a barroca, com seus artistas claramente vinculados a apenas uma dessas correntes.
( ) Na literatura espanhola, é comum que um mesmo autor seja filiado a mais de uma corrente artística da época, ou seja, o maneirismo, o renascimento e o barroco.
( ) Na literatura espanhola, muitos críticos apresentam dificuldade de classificar um artista em uma corrente artística, pois um mesmo artista podia se identificar com mais de uma delas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)V - V - V.
b)V - F - F.
c)V - F - V.
d)F - V - V.
e)F - F - V.
=====================
2) Cervantes conseguiu construir um Quixote que se transforma em um símbolo da condição humana perfeitamente acessível a qualquer leitor; um símbolo da independência, do altruísmo e da generosidade, de amor desmedido pela liberdade, pois todos sentimos em algum momento a necessidade de mudar a realidade, e de que a realidade se pareça mais com nossos sonhos.
A partir do texto lido e dos seus conhecimentos, Vargas Llosa e muitos críticos acreditam que a história de Dom Quixote é uma metáfora
Alternativas:
a)do mundo ocidental
b)do mundo oriental
c)da sociedade espanhola
d)da sociedade africana
e)das novas navegações espanholas
Adg4 - Literatura Comparada
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
2- a) do mundo ocidental.
Explicação:
Há quem considere a obra se tratar de uma metáfora do mundo
ocidental (Retirado do livro)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás