• Matéria: Psicologia
  • Autor: kkibj
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir:



“Como ter uma carreira de sucesso envolve criar seu próprio plano de carreira − e não somente seguir o caminho estabelecido pela organização −, os funcionários precisam identificar seus conhecimentos, habilidades, capacidades, interesses e valores e buscar informações sobre opções de carreira em conjunto com seus gerentes. Os gerentes podem ajudar no processo, oferecendo a seus subordinados feedback contínuo sobre desempenho e permitindo o acesso a ferramentas de autoavaliação, treinamento e informações sobre a organização e possíveis planos de carreira” (BOHLANDER; SNELL, 2015).



BOHLANDER, G. W.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage, 2015. p. 179. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2018.



Conforme o trecho apresentado pelos autores acima, observa-se que na atualidade, tanto empresas quanto pessoas, mudaram suas concepções de carreira. Além daquelas lineares, tradicionais, hoje temos vários modelos mais dinâmicos, gerenciadas pelos próprios trabalhadores interessados, assim as organizações precisam oferecer carreiras atraentes, para não perder colaboradores que lhes agregam valor.



Relacione as colunas, identificando o modelo de carreira mais adequado a cada situação.



Carreira sem fronteiras.
Estrutura em rede.
Estrutura paralela.


( ) João é formado em engenharia mecânica, trabalha em uma fábrica de componentes para automóveis, no departamento de projetos. Quando o gerente de projetos saiu da empresa, por ter recebido uma oferta mais interessante para sua carreira, o Diretor de Desenvolvimento ofereceu a gerência a João, mas ele não aceitou, pois não tinha interesse nem sentia possuir as competências necessárias. O diretor compreendeu e aproveitou o encontro para discutir o percurso de carreira de João.

( ) José decidiu formar-se em marketing, pois desde menino tem habilidades de relacionamento, de persuasão e conhecimento de tecnologias. Durante sua formação, fez muitos “bicos” e “freelas” gerenciando páginas web e redes sociais para empresas de conhecidos. Seu interesse é adquirir o máximo de experiência e conhecer diversos ambientes de trabalho, para aplicar seus conhecimentos e competências em diversas áreas. Atualmente, trabalha meio período em uma agência publicitária bem estruturada.

( ) Paulo foi um aluno brilhante no curso de administração de empresas, e continua a ser um aluno brilhante, pois está frequentando o master profissional em Administração e Empreendedorismo. Iniciou sua carreira fazendo estágio numa startup e a seguir foi contratado pela empresa que comprou o projeto desenvolvido. É uma empresa grande, voltada à inovação, sólida e bem estruturada, onde um trabalhador com as competências de Paulo tem muitas alternativas de carreira.



Assinale a sequência correta.


2, 3, 1.


2, 1, 3.


3, 2, 1.


3, 1, 2.


1, 3, 2.

Respostas

respondido por: deborahcohen95
11

Resposta:

3, 1, 2.

Explicação:

Assim você poderá notar que João, José e Paulo têm perfis diferentes naquilo que se refere à ambição de carreira, e que as empresas apresentadas nas situações precisam reter determinados perfis profissionais, e o fazem utilizando estruturas de carreiras mais inovadoras e flexíveis. Para reter um profissional que quer ter experiências diversificadas vai bem o part time, para um profissional que não quer evoluir na hierarquia, é necessária a oportunidade da estrutura paralela, para quem quer desenvolvimento diversificado em uma mesma empresa, vai bem a estrutura em rede.

respondido por: brkszika
3

Resposta:

3, 1, 2.

Explicação:

Perguntas similares