"Em 1702, a preta Maria e seu filho Marcelino recebem sentença do juiz num documento que comprova que o menino era tratado como liberto pelo finado senhor e garante, ao menino e à mãe, a alforria. Em 1706, a escrava Luzia, vinda do Congo, por sua dedicação aos padres franciscanos, recebe a liberdade e uma série de presentes, como roupas finas, adereços de prata, tudo registrado em documento que comprova sua liberdade. Cenas como estas faziam parte do Brasil colonial e são imagens bem diferentes daquelas que predominam nos registros sobre a escravidão. O escravo não aparece no papel de vítima, sem autonomia, ou como alguém cuja obediência é mantida exclusivamente pelo chicote. As cartas mostram que ele soube criar oportunidades para melhorar de vida usando outros artifícios."
BELLINI, Ligia. Uma relação delicada. Revista de História da Biblioteca Nacional, Nº12, edição de setembro de 2006. (Adaptado)
A imagem e o trecho:
A) apresentam posições semelhantes frente à questão escravista no Brasil colonial
B) revelam situações de insuperáveis conflitos entre senhores e sua escravaria
C) demonstram a situação de controle absoluto dos senhores frente a seus cativos
D) diferem quanto à situação dos cativos ao longo da história brasileira
E) enfatizam a posição de submissão dos escravos frente aos senhores na colônia brasileira
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
A relação correta entre o texto e a imagem está presente na alternativa:
D) diferem quanto à situação dos cativos ao longo da história brasileira.
Enquanto o texto nos mostra uma abordagem diferente da vida das pessoas cativas no Brasil, onde uma mulher escravizada consegue conquistar a sua liberdade e a do seu filho sem grandes complicações e ainda é presenteada pelos seus antigos senhores. Na imagem vemos uma cena mais tipica do período escravocrata no Brasil, um homem escravizado está amarrado e sendo castigado por um feitor de escravos.
https://brainly.com.br/tarefa/35881241
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás