Conforme emana, Maria Margarida de Andrade, na obra “Introdução à metodologia do trabalho científico”, entre os diversos assuntos, é possível ressaltar de forma bem aprofundada sobre as técnicas e formas de citações. Levando em consideração o texto supracitado, são verdadeiras as afirmações contidas nas seguintes proposições: I - Fazer uma citação corresponde a transcrever no trabalho um trecho com a opinião de uma autoridade no assunto, retirado da bibliografia consultada. Vale lembrar que uma citação não substitui a redação do trabalho. II - Um trabalho que contenha muitas citações apresentará a desagradável impressão de “colcha de retalhos” evidenciando uma redação deficiente. Citações textuais muito longas são também desaconselhadas: cada citação não deverá exceder duzentas palavras. III – Quanto à espécie, as citações podem ser normais ou formais. Citação textual ou literal é a transcrição exata, ipsis litteris, ou seja, reprodução exatamente fiel do original, respeitando-se até eventuais erros de ortografia ou concordância. Caso o erro seja muito evidente, ou muito primário, o máximo que se pode fazer é anotar diante dele, entre parêntesis (sic), que significa, mais ou menos: está assim mesmo, no original. IV - Para a indicação da fonte das citações no corpo do trabalho, anota-se entre parênteses e em minúscula, o NOME do pesquisador, seguido de traço, o ano da publicação, vírgula, abreviatura de página (p.) e o número da página ou páginas, separadas por um ponto.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Conforme emana, Maria Margarida de Andrade, na obra “Introdução à metodologia do trabalho científico”, entre os diversos assuntos, é possível ressaltar de forma bem aprofundada sobre as técnicas e formas de citações.
Levando em consideração o texto supracitado, são verdadeiras as afirmações contidas nas seguintes proposições:
I - Fazer uma citação corresponde a transcrever no trabalho um trecho com a opinião de uma autoridade no assunto, retirado da bibliografia consultada. Vale lembrar que uma citação não substitui a redação do trabalho.
II - Um trabalho que contenha muitas citações apresentará a desagradável impressão de “colcha de retalhos” evidenciando uma redação deficiente. Citações textuais muito longas são também desaconselhadas: cada citação não deverá exceder duzentas palavras.
III – Quanto à espécie, as citações podem ser normais ou formais. Citação textual ou literal é a transcrição exata, ipsis litteris, ou seja, reprodução exatamente fiel do original, respeitando-se até eventuais erros de ortografia ou concordância. Caso o erro seja muito evidente, ou muito primário, o máximo que se pode fazer é anotar diante dele, entre parêntesis (sic), que significa, mais ou menos: está assim mesmo, no original.
IV - Para a indicação da fonte das citações no corpo do trabalho, anota-se entre parênteses e em minúscula, o NOME do pesquisador, seguido de traço, o ano da publicação, vírgula, abreviatura de página (p.) e o número da página ou páginas, separadas por um ponto.
Escolha uma opção:
a.
III e IV somente.
b.
I, III e IV, somente.
c.
I, II, III e IV.
d.
I e II, somente.
e.
II e III, somente.