1 - Como ficou conhecido o processo em que os proprietários de grandes faixas de terras queriam ampliar as áreas de pastos?
Respostas
Resposta:
1. O que são sistemas silvipastoris?
Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área.
2. Qual a diferença entre sistema silvipastoril, arborização de pastagens e ILPF?
Toda arborização de pastagens é um sistema silvipastoril, todo sistema silvipastoril é uma forma de sistema de integração pecuária-floresta.
é uma forma de sistema de integração pecuária-floresta.Nem todo sistema silvipastoril é uma arborização de pastagens. Por exemplo, quando é feito o desbaste de um plantio florestal e é introduzido uma espécie forrageira e gado entre as árvores remanescentes, a área que antes era silvicultural passa a ser silvipastoril.
A arborização de pastagem é a forma de converter pastagens convencionais em sistema silvipastoril.
3. Quais os benefícios deste sistema?
Os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva.
Por exemplo, a criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, melhorar o conforto dos animais.