• Matéria: Português
  • Autor: jessicaoliveiraarauj
  • Perguntado 3 anos atrás

1. As epígrafes, que encabeçam cada conto de Sagarana, são típicas da tradição mineira, dos provérbios e cantigas dertão. Explique como a epígrafe de Sarapalha, a seguir, condensa essa narrativa: "Canta, canta, canarinho, ai, ai, ai...Não cantes fora de hora, ai, ai, ai ...A barra do dia aí vem, ai, ai, ai... Coitado de quem namora!..." 2. O texto 1, de Sarapalha, corresponde ao A) clímax, o ponto de maior tensão dramática da narrativa. B) enredo, a história contada pelo narrador. C) conflito, ou seja, o problema explorado no conto. D) tema, isto é, o ciúme entre as personagens.​

Respostas

respondido por: amandalimaferreir
5

Resposta:

1) Estão presentes os termos coloquiais típicos do sertão, aliados ao emprego de palavras que já estão em desuso, havendo também  a criação de neologismos que surgem a partir de formas típicas da língua portuguesa caracterizando o uso constante de onomatopeias e aliterações.

inserindo-se na tradição popular pois é uma "cantiga-do-capiau-beira-rio", ou seja, do sertanejo. O sentimentalismo, a presença da natureza, a forma da epígrafe, todos esses elementos referem-se a cultura popular sertaneja.

O resultado disso tudo é a beleza de palavras como: "refrio", "retrovão", "desfalar", ou frases brilhantes como " e aí se deu o que se deu" e " os passarinhos que bem-me-viam"

2)B    

Explicação:

Espero ter ajudado ;)

Perguntas similares