Biologia
Em um cruzamento entre 2 coelhos, observamos o nascimento de filhotes pretos e marrons, onde a característica preta é dominante, podendo ser PP ou Pp. Tomando o grupo de coelhos cuja pelagem possui cor preta, como distinguir os que são PP dos que são Pp?
A.
É preciso realizar o cruzamento desses coelhos com coelhos marrons (recessivos). Assim, o cruzamento + análise do ambiente onde se dão os cruzamentos possibilita a identificação de coelhos que possuem apenas o fator P.
B.
É preciso realizar o cruzamento desses coelhos com coelhos marrons (recessivos). Dessa forma, os coelhos PP irão gerar apenas filhotes pretos, enquanto os coelhos Pp irão gerar filhotes pretos e marrons.
C.
É preciso realizar o cruzamento desses coelhos com o coelho preto da geração parental. Os coelhos que forem Pp irão gerar apenas filhotes marrons.
D.
É preciso cruzar os coelhos pretos entre si, assim, os coelhos com fator p demonstram diferenças dos outros em suas características externas.
E.
É preciso realizar o cruzamento desses coelhos com a geração parental (seus pais). Os cruzamentos dos coelhos Pp com os coelhos Pp vão originar somente coelhos marrons.
Respostas
Resposta:
Alternativa D. É necessário cruzar os coelhos pretos entre si, os coelhos com fator p demonstram diferenças dos outros em suas caraterísticas externas.
Explicação:
Cruzamentos que envolvem apenas espécies com caraterísticas recessivas, só podem gerar espécies também com características recessivas. No caso de espécies com características dominantes, ou seja, que possuem dois alelos dominantes, o cruzamento entre elas também só pode gerar espécies com características dominantes. Já no caso de espécies que possuem dois alelos diferentes, a prole pode conter tanto espécies com características dominantes quanto recessivas.
Para distinguir as espécies é necessário realizar um cruzamento dos coelhos com pelagem preta (PP ou Pp) entre si. Isso ocorre porque o cruzamento entre espécies que possuem dois alelos dominantes (PP), só pode gerar espécies com características dominantes, ou seja, pelagem preta. Já no caso do cruzamento entre espécies que possuem dois alelos diferentes (Pp), considerando que a prole pode conter tanto espécies com características dominantes quanto recessivas, apenas os coelhos Pp poderão gerar coelhos com pelagem marrom.