• Matéria: História
  • Autor: lauiga
  • Perguntado 3 anos atrás

As desigualdades podem ser visualizadas de diferentes formas, desigualdades de gênero, renda, cor, desigualdade política, entre diversos fatores que combinam para uma aceleração do processo de acumulação e desenvolvimento capitalista. Sobre este assunto, podemos afirmar que a partir da década de 1990 no Brasil:

Selecione uma alternativa:
a)
O neoliberalismo entra em cena no país, acentuando as desigualdades. O Estado é peça importante nesse contexto, garantindo o êxito do projeto neoliberal.

b)
O capitalismo começa a se desenvolver no país, através da abertura política da década de 1980. Houve uma diminuição da desigualdade.

c)
Com as transformações no mercado de trabalho, a classe dominante do processo capitalista, deixa de existir. Isso porque, no Brasil não houve o pleno neoliberalismo.

d)
As condições da classe trabalhadora no Brasil, se assemelham muito às condições dos países europeus. Por isso, alguns autores afirmaram que vivemos um capitalismo dependente

e)
A desigualdade não possui ligação com o capitalismo. Essa afirmação é apenas uma condição de análise dos fatos e problemas sociais contemporâneos.

Respostas

respondido por: fernandinhasilva1509
0

Resposta:

a)

O neoliberalismo entra em cena no país, acentuando as desigualdades. O Estado é peça importante nesse contexto, garantindo o êxito do projeto neoliberal.

Explicação:

As consequências da política econômica neoliberal para a área social puderam ser verificadas pelas altas taxas de desemprego, que permaneceu em ascensão durante grande parte da década de 90, e pela crescente exclusão social, demonstrada pela elevação da linha de pobreza de parte significativa da população brasileira

Perguntas similares