Respostas
Resposta:
A origem do Talibã remonta ao período da Guerra do Afeganistão de 1979. Esse conflito, por sua vez, foi um desdobramento da Revolução de Saur, um golpe realizado pelos socialistas no país em 1978. Por meio desse golpe, o Afeganistão foi convertido em uma nação socialista aliada à União Soviética.
A implantação do socialismo no país foi acompanhada de uma série de reformas, tais como reforma agrária, promoção de igualdade de gêneros, secularização do país etc. Essas reformas começaram a desagradar grupos tradicionais na região, muito ligados à organização tribal da sociedade afegã.
Esses grupos eram conservadores e muitos religiosos. Seu incômodo começou a ganhar força e, então, os Estados Unidos entraram em cena. O governo de Jimmy Carter decidiu financiar o treinamento e o armamento de rebeldes que lutassem contra o governo socialista afegão para enfraquecê-lo.
O objetivo principal era criar uma emboscada para a União Soviética. O governo afegão, sofrendo com as rebeliões que se espalhavam no país, pediu ajuda aos soviéticos. Leonid Brejnev, líder da União Soviética, autorizou a invasão militar do Afeganistão. Assim, as tropas soviéticas foram enviadas para lutar contra os rebeldes afegãos.