O texto, abaixo, apresenta as características de um bioma brasileiro. Um dos biomas brasileiros se localiza na região do Mato Grosso do Sul, estendendo-se em território boliviano, argentino e paraguaio e ocupando cerca 240 000km2. Considerada a maior região alagável do planeta, apresenta áreas inundadas ricas em gramíneas, arbustos e árvores em épocas chuvosas (entre outubro e abril); e pequenas lagoas em toda a sua extensão em épocas mais secas, sendo esse um momento propício para a ocorrência de queimadas. Qual é esse bioma? a) Caatinga b) Cerrado c) Pantanal d) Pradaria
Respostas
Resposta:
c) Pantanal
Explicação:
Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros. Devido as dificuldades de mensurar o tamanho do Pantanal é possível encontrar referências de sua área em 210 mil km².
Está situado no sul de Mato Grosso que ocupa 35% do território e no noroeste de Mato Grosso do Sul que ocupa 65%, ambos estados do Brasil, além de partes do norte do Paraguai e do leste da Bolívia (onde é chamado de chaco boliviano). O Pantanal é considerado a maior planície alagada contínua do mundo, com 140.000 km² em território brasileiro. De acordo com o Instituto SOS Pantanal, do total de 195.000 km² considerados do Pantanal, 151.000 km² se encontram no Brasil e o restante dos 44.000 km² estão divididos entre Bolívia e Paraguai.[5] O Pantanal Boliviano possui 31.898 km².
A região considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região do Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.