Respostas
Resposta:
O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que esteve em vigência, na Europa, entre os séculos XV e XVIII, período de transição do feudalismo para o capitalismo. As expansões marítimas promoveram a colonização da América por parte de Portugal e Espanha, onde o mercantilismo foi aplicado.
Explicação:
Foi pelo mercantilismo que a expansão marítima ocorreu pois os navios mercantes procuravam novas rotas de navegação para expandir o comercio de produtos cobiçados como pedras preciosas e temperos que continha alto valor no mercado, foram descobertos.
No mercantilismo, a riqueza de um país estava na quantidade de metais preciosos que este possuía. Assim, os países europeus buscavam obter colônias e novos territórios na esperança de encontrar metais preciosos e acumular mais riquezas. Além disso, o mercantilismo prezava uma balança comercial favorável. Ter colônias significava exploração de recursos naturais garantida (não só na obtenção de metais preciosos, mas de muitos outros produtos, como madeira, especiarias, etc) e, também, significava ter um parceiro econômico obrigatório, porque, com o pacto colonial (em que a colônia só faz comércio com a metrópole), a Metrópole tinha privilégios comerciais e monopólio sobre os produtos obtidos, revendendo tudo para o resto do mundo, sem compartilhar o lucro com ninguém.