• Matéria: Geografia
  • Autor: 345rrfff
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde o final do século XX, inúmeras organizações políticas e econômicas surgiram na América Latina, fato discutido no texto. O interesse pelo tema "integração econômica regional" tem crescido nos últimos anos. Além do "modismo" em torno da palavra globalização, tem contribuído para tal interesse a consolidação da União Europeia como uma verdadeira união monetária e o surgimento de importantes acordos regionais como o Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA e o Mercado Comum do Sul - MERCOSUL, dentre outros, acordos estes que têm trazido tanto para o meio acadêmico quanto para o meio político inúmeras questões econômicas, políticas e sociais decorrentes dos processos de integração na atual configuração das relações econômicas internacionais. Sobre os processos de integração apontados no texto, analisa-se que os blocos econômicos na América

(A) se assemelham com a União Europeia por adotar uma união monetária, a exemplo do que ocorre no bloco do NAFTA.

(B) contribuíram para a aproximação de países americanos com outros emergentes por meio de iniciativas multilaterais, como o BRICS.

(C) são pouco atuantes, restringindo-se ao NAFTA e ao MERCOSUL, na América do Norte e América do Sul, respectivamente.

(D)foram favoráveis por reduzir as desigualdades e diferenças socioeconômicas entre as Américas, conforme ocorrido com o NAFTA

Respostas

respondido por: Fgcgicgehnk
1

Resposta:

(A)

Explicação:

se assemelham com a União Europeia por adotar uma união monetária, a exemplo do que ocorre no bloco do NAFTA.

respondido por: juliellenluizcunha
0

A resposta correta é a letra B: "contribuíram para a aproximação de países americanos com outros emergentes por meio de iniciativas multilaterais, como o BRICS."

Os blocos econômicos surgidos na América por inspiração em blocos como a União Europeia são: o ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas), NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul).

A aproximação entre os países e apoio mútuo com relação a zona de livre comércio, extinção da tarifa externa comum ou por somente preços especiais em determinados produtos favoreceu o desenvolvimento econômico e elevação a status de "emergente", como exemplo o Brasil.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares