AJUDEM PFV É URGEBTE
O fator Rh está relacionado a um problema grave conhecido como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, na qual anticorpos produzidos pela mãe atravessam a placenta e agem contra as hemácias do feto. Determine qual o genótipo deve ter os seguintes indivíduos para que ocorra a doença hemolítica do recém-nascido:
Mãe: ………………..
Pai: …………………
1º Filho:..................
2º Filho:..................
Respostas
Resposta:
Mãe: deve ser Rh negativo (rr)
Pai: deve ser Rh positivo (Rr ou RR)
Primeiro filho: deve ser Rh positivo (Rr)
Segundo filho: deve ser Rh positivo (Rr)
Explicação:
Observe que a mãe possui genótipo homozigoto negativo e o pai, genótipo heterozigoto positivo, o que indica que o padrão de herança do fator Rh é autossômica recessiva.
O primeiro filho do casal, nasce com o genótipo Rr, herdando o R do pai e o r da mãe, logo é um tipo sanguíneo positivo devido a presença de um R.
Durante a gravidez dessa primeira criança, a mãe (Rh negativa) é sensibilizada pelo filho Rh positivo e passa a produzir anticorpos contra os antígenos do fator Rh desse primeiro filho.
Assim, quando a mulher engravida da segunda criança (que é Rh positivo), ela está produzindo anticorpos contra os antígenos Rh que ele possui, ou seja, ela estará produzindo anticorpos, contra tipo sanguínea do próprio filho devido a sensibilização com o sangue do primeiro filho.
Dessa forma, o segundo filho será afetado pela eritroblastose fetal.