• Matéria: História
  • Autor: naguiarteixeira
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o excerto de texto a seguir:

Iniciava-se um período típico de transição, quando grupos concorrentes disputam a hegemonia na condução do processo político. A derrubada da Monarquia deixou, porém, um vazio de poder. Não havia partidos políticos em condições de exercer o papel unificador que até então coubera ao Imperador e à sua burocracia. Apenas as Forças Armadas poderiam fazer as vezes de partido dotado de estrutura nacional e centralizada, bem como responder pela direção política do país, legitimadas perante a sociedade em decorrência do papel desempenhado pelo Exército na derrubada do Império. De fato, o governo provisório chefiado pelo general Deodoro da Fonseca, embora integrado também por civis de longa tradição republicana e ligados às oligarquias estaduais, apoiou-se inteiramente nas Forças Armadas e especialmente no Exército. Tratava-se de um movimento de mudança institucional e Deodoro, escudado em seu grande prestígio militar, tentou empolgar o controle político do país. Impregnado de noções que creditavam aos políticos civis os problemas vividos pelo país, o presidente da República imprimiu à intervenção dos militares uma orientação que geraria sérios conflitos com as oligarquias estaduais.
FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). A República na velha província. Rio de Janeiro: Rio Fundo Edições, 1989, p. 44.


Considerando o excerto de texto, avalie as afirmações seguintes.


I- Não é possível afirmar que os proprietários rurais defendiam a adoção do sistema federalista, nem da proximidade dos mesmos ao poder local.​
II- A oligarquia e os proprietários rurais esperavam que o Marechal administrasse o Brasil de forma que permanecesse as mesmas bases oligárquicas de D. Pedro II.​
III- Os militares assumiram o comando do Brasil, representados por Deodoro da Fonseca e direcionaram sua administração, vislumbrando estabelecer mais do que um governo provisório.
IV- O governo de Deodoro da Fonseca representava um governo de transição, uma vez que os partidos políticos não tinham força suficiente para representar o elemento unificador e centralizador que o país precisava naquele momento.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II.

Alternativa 2:
II e III.

Alternativa 3:
III e IV.

Alternativa 4:
I, II e IV.

Alternativa 5:
II, III e IV.

Respostas

respondido por: rosangelaazeredo
9

Resposta:

III e IV.

Explicação:

Págs. 112 e 113 do material de estudo da Unicesumar.

respondido por: jonasmariano21
1

Resposta:

Alternativa 3:

III e IV.

Explicação:

A resposta esta no final da pagina 112 e no inicio da pagina 113 do livro da disciplina da Unicesumar IMPÉRIO E REPÚBLICA.

Perguntas similares