Qual planejamento logístico transforma o planejamento estratégico em ações bem definidas para cada setor ou departamento?
Opção Não Respondida
O planejamento de transportes
Opção Não Respondida
O planejamento de governança
Opção Não Respondida
O planejamento operacional
Opção Marcada Opção Certa
O planejamento tático
Opção Não Respondida
O planejamento estratégico
Respostas
Resposta:
Planejamento Estratégico
Está relacionado ao que a alta gestão espera do processo. É o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos e nos fatores internos, em que são definidos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa.
As ações são criadas pensando em longo prazo, normalmente feitas para o período de 5 a 10 anos. Nesse processo, busca-se uma visão ampla da organização, sem ações detalhadas, já que seria difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.
É importante lembrar que o planejamento deve ser revisado e atualizado continuamente, para que as informações sejam mais reais possíveis e sirvam como fatos e dados para tomada de decisão. Este passo ajuda a evitar grandes variações entre o que foi planejado e o que foi executado.
Planejamento Tático
Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, o qual envolve às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um nível mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos de alta direção, como executivos da diretoria e gerentes.
Aqui os planos começam a ser mais detalhados e funcionam como a decomposição do planejamento estratégico. O nível tático interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, em que é desenvolvido estratégias de marketing, de produção, pessoal e o financeiro empresarial, por exemplo.
Outra característica que diferencia o tático é o tempo em que as ações são aplicadas. Geralmente leva-se o período de 1 a 3 anos, espaço onde são mensuradas as ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo.
Planejamento Operacional
Aqui, é preciso ter assertividade no desenho das atividades, pois é a partir dele que os tempos e movimentos na execução podem ser reduzidos.
É no planejamento operacional que se executam as ações e metas traçadas pelo nível tático, para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Nesse planejamento, os envolvidos são aqueles que executam as ações aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
No operacional, todos os níveis da organização se envolvem e cuidam do acompanhamento da rotina, o que garante a execução de tarefas e operações, de inacordo com os procedimentos estabelecidos para o alcance de resultados específicos.
É importante entender que um planejamento estratégico não vai sair do papel se os planos do nível tático e operacional não forem bem estabelecidos, pois é um processo integrado e interdependente.
Resposta:
O planejamento tático
Explicação:
TÁTICO
Transforma o planejamento estratégico em ações bem definidas para cada setor ou
departamento, direcionando e controlando a equipe operacional na realização das ações e no
atingimento de prazos e metas.