A indústria da construção civil é uma das que mais impactam o meio ambiente. Isso se deve a grande quantidade de matéria prima utilizada, ao excesso de barulho e sujeira que ela produz e a considerável quantidade de resíduos gerados. [...] o setor da construção civil é responsável por quase 70% dos resíduos gerados. É necessário que haja um controle e um acompanhamento de todo processo construtivo, desde a compra de materiais até a destinação final desses produtos a fim de evitar o desperdício de materiais e incentivar que haja a separação destes. Diante do exporto, acerca da aplicação da logística reversa na construção civil, analise as asserções a seguir: I. O crescimento populacional ao redor do mundo tem sido combustível para o crescimento desordenado das áreas urbanas, e por conseguinte, demandado cada vez mais construções residenciais e comerciais. PORQUE II. Um dos fatores que mais corroboram o aumento desenfreado da construção civil, é a verticalização das cidades, ou seja, os arranha céus são mais frequentes do que há poucas décadas, e isso tornou o setor um dos maiores geradores de resíduos da cadeia produtiva. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
A construção civil é um setor que recebe atenção especial por parte do governo e da própria sociedade. De fato, esse segmento econômico tem uma cadeia muito extensa e é o responsável pelo giro econômico de bilhões de reais todos os anos, não só com a comercialização de materiais de construção, mas por meio da própria absorção de mão de obra, ao oferecer oportunidades até para quem não tem grande qualificação.
O planejamento urbano da maioria das cidades prevê novos loteamentos, que, por consequência, incentivarão mais construções residenciais e comerciais e, em locais específicos, a edificação de barracões industriais. A verticalização das cidades também é um fato: até mesmo os pequenos municípios já têm os seus “arranha-céus”.
Essa pujança esconde um fato preocupante: a construção civil é um dos segmentos que mais produz resíduos em toda a cadeia produtiva. Em seu portal, o Ministério do Meio Ambiente publicou a seguinte informação:
O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente (MMA, [2021], on-line, grifos nossos)¹.
PARDO. PAULO, 2021 LOGISTICA REVERSA, Unicesumar, Pag 154.