Todo evento comunicativo é constituído por um emissor que tem a intenção de transmitir uma mensagem a um receptor, dentro de um determinado contexto. Para isso, ele se utiliza de um código e de um canal, por meio do qual a mensagem chega até o receptor. Roman Jakobson (2005) defendeu que, dependendo da intenção de quem fala ou escreve, um desses elementos será enfatizado nesse circuito.
Isso significa que, para aprimorarmos o processo de leitura e produção de textos, é necessário que busquemos entender as intencionalidades do emissor. Essas podem ser: emocionar, esclarecer, persuadir, informar, manter contato, encantar etc. Assim, por exemplo, se a intenção do emissor é emocionar, ele dará ênfase à 1ª pessoa do discurso, ou seja, a ele mesmo. Falará de suas emoções, de seus posicionamentos, usará os verbos na 1ª pessoa e terá mais chance de alcançar o seu intento.
Imagine que você seja um publicitário de uma marca conhecida no mercado brasileiro que, com inovação, está lançando um massageador revolucionário, pelo formato, tamanho e desenvoltura.
Para realizar este desafio você deve:
a) Fazer uma peça publicitária para outdoor na qual convença o público-alvo a adquirir o produto em lançamento.
Respostas
Resposta:
O texto publicitário tem o objetivo de convencer o receptor de algo. Então, o receptor é o elemento da comunicação a ser enfatizado. Isso se fará notar pelo uso dos verbos na 2ª pessoa (ou no infinitivo) e pelos motivos que o receptor tem para adquirir o produto.
Na peça publicitária, além da criatividade para atrair a atenção do cliente, é possível explorar a marca, que já é conhecida no mercado; bem como as características do produto informadas no desafio: inovador e revolucionário pelo tamanho, formato, desenvoltura etc.
Como se trata de uma publicidade em outdoor, a imagem do produto deve aparecer, dando destaque ao formato e ao tamanho; a marca deve merecer ênfase; o slogan deverá refletir as características do produto; e o texto, com discurso em 2ª pessoa, deve convocar o leitor a experimentar o produto e ser alvo de todos os benefícios que ele proporciona.
Explicação: