Sobre o processo de diferenciação celular, pode-se dizer que:
(1) O zigoto, célula formada pela união de dois gametas, inicia o seu crescimento e divisão, se multiplica gerando células que se diferenciarão levando ao organismo multicelular.
(2) Dentro do organismo, ao longo das divisões cíclicas de renovação das células, a diferenciação é mais limitada, assegurando que as células dos tecidos conservem uma certa memória do tipo de células que eram antes da divisão.
(3) A divisão celular usual nos organismos é feita pela mitose que gera duas células filhas idênticas a célula mãe.
Estão corretas as sentenças:
a) 1, 2 e 3.
b) 1 e 3, apenas.
c) 1 e 2, apenas.
d) 2 e 3, apenas.
Respostas
Resposta: Alternativa B
Explicação:
Em relação as afirmação 1: Um zigoto basicamente é sim uma célula formada pela união de dois gametas sendo eles X e X ou Y respectivamente. Durante o seu desenvolvimento ele passa de uma única célula eucariótica para várias outras, se multiplicando e se dividindo (mitose) várias vezes até formar o organismo multicelular que conhecemos hoje. Nenhum organismo unicelular faz meiose, pois a meiose é sexuada e trabalha com características de mais de uma célula.
Afirmação 2: Incorreto. Uma vez presente e armazenado o código genético dentro de uma célula, não existe basicamente nenhum tipo de "limitação" em meio as fases de renovação das células. Pois graças a esse emaranhado de DNA a célula consegue coordenar adequadamente tudo em seu interior e executar normalmente todas as suas funções a não ser que ocorram algumas mutações sobre ela.
Afirmação 3: Correto, durante a interfase e a mitose existe a duplicação de todas estruturas e genes presentes dentro de uma célula para que por fim possam se repartir igualmente em cromátides irmãs, exatamente iguais a célula antes de executar a mitose (a não ser que ocorra algum tipo de mutação, como radiação ou agentes bioquímicos).