1)
A ação pedagógica é objetivamente uma violência simbólica, num primeiro sentido, enquanto que as relações de força entre os grupos ou as classes constitutivas de uma formação social estão na base do poder arbitrário que é a condição da instauração de uma relação de comunicação pedagógica, isto é, da imposição e da inculcação de um arbitrário cultural segundo um modo arbitrário de imposição e de inculcação (educação). (BOURDIEU e PASSERON, 1970 p. 27).
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre Bourdieu, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
De acordo com esse pensador, existe uma violência que está intrínseca à ação pedagógica e, portanto, ao processo de formação escolar.
b)
Para esse pensador, a educação só tem sentido se for pensada para evitar que Auschwtiz se repita.
c)
Para ele, a educação não influencia a reprodução ou manutenção da sociedade.
d)
Bourdieu aponta que apenas a educação consegue trazer à tona outras culturas, além da dominante.
e)
Bourdieu aponta a ação pedagógica como um instrumento de emancipação.
2)
A inteligência coletiva visa a tornar o saber a base principal, a infraestrutura das relações humanas. Ela só poderá de fato ocorrer em um determinado espaço, o qual Lévy (2003) nomeia como Espaço do saber. Nesse, as relações humanas são baseadas na valorização dos sujeitos e de suas habilidades. Lévy (2003) aponta que esse espaço ainda é virtual. Todavia, levando em conta o contexto atual, consideramos que o Espaço do saber encontra-se em construção e que ainda não se efetiva em sua plenitude, como proposto por Lévy (2003). Diz-se que ele ainda está em construção, pois há tecnologias disponíveis para colocar os sujeitos em sinergia e efetivar de fato o Espaço do saber. Entretanto, a efetivação do Espaço do saber vai além dessas tecnologias, uma vez que requer mudanças nas esferas política, social e, principalmente, no plano educacional. (BEMBEM e SILVA, 2013, p. 143).
Leia o trecho acima sobre as considerações de Pierre Lévy e a inteligência coletiva e marque a resposta correta.
Alternativas:
a)
A inteligência coletiva se dá apenas fora do ambiente virtual.
b)
Cursos e espaços presenciais dão mais importância para a troca de saberes, favorecendo a inteligência coletiva.
c)
De acordo com as ideias desse filósofo, o objetivo da proposta de inteligência coletiva é transformar o saber na base principal das relações humanas.
d)
Lévy é contra uma inteligência construída entre os grupos.
e)
Para esse pensador, é necessário apenas as tecnologias para a efetivação dessa proposta.
3)
Segundo Lévy (2003, p. 28) é “[...] uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Ela visa ao reconhecimento das habilidades que se distribuem nos indivíduos, a fim de coordená-las para serem usadas em prol da coletividade. A coordenação desses sujeitos ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. (ADAPTADO DE BEMBEM e SANTOS, 2013, p. 141).
Leia com atenção o trecho acima e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O texto indica sobre os saberes instituídos na escola.
b)
O texto se refere à inteligência coletiva.
c)
O texto demonstra uma pedagogia das competências.
d)
Para Lévy, não há inteligência em meio aos ambientes virtuais.
e)
O texto fala de alunos das ciências da informação.
4)
A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo como da sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo. Ela possibilita ao indivíduo buscar seus objetivos, em paz e tranquilidade, ou seja, sem ser molestado pela política — sendo, antes de mais nada, indiferente em quais esferas da vida se situam esses objetivos garantidos pela política, quer se trate, no sentido da Antiguidade, de possibilitar a poucos a ocupação com a filosofia, quer se trate, no sentido moderno, de assegurar a muitos a vida, o ganha-pão e um mínimo de felicidade. (ARENDT, 1998, p. 17).
Com base no trecho acima e em seus estudos sobre Hannah Arendt, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A política é a expressão do poder e pode favorecer apenas uma minoria.
b)
Para essa cientista política, pensar politicamente é uma forma de agregar pessoas para conseguir um domínio sobre as massas.
c)
Hannah Arendt não se ocupa muito da política em sua obra, apenas tece essa consideração, enfatizando a política como um fator destino apenas aos que têm interesse em representar o povo.
d)
Para a autora, a política é uma possibilidade de mudança e só ocorre em uma perspectiva de coletividade.
e)
Arendt acredita que a política é responsável por uma pressão no povo e, por isso, é vista de maneira negativa.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
1 letra A
2 letra C
3 letra B
4 letra D
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás