Analise cada uma das assertivas e assinale a alternativa correta:
I. Em um hospital, um grupo de enfermeiros realizará um levantamento em prontuários de pacientes que foram pronados para tratamento de COVID19 ou por outro acometimento, entre os meses de julho a dezembro de 2020. Esse estudo poderá ser caracterizado como transversal.
II. Para o seu projeto de doutorado, uma enfermeira pretende investigar qual a frequência de leucemia em jovens de 18 a 25 anos, em um Instituto Oncológico onde trabalha, a partir de 2022, avaliando os diferentes quimioterápicos utilizados até o desfecho de cura ou recidiva. Para tanto, classificará seu estudo como longitudinal ou coorte.
III. Um estudo de enfermagem sobre câncer de pulmão compara a incidência entre fumantes e não fumantes, caracterizando o estudo como caso-controle.
IV. Ao realizar uma avaliação da prevalência de doença pulmonar obstrutiva crônica em uma amostra constituída por 50 trabalhadores fumantes de uma determinada empresa, o enfermeiro fará uma modalidade de estudo denominada transversal.
Respostas
Sobre enfermagem e estudos de enfermagem podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas.
Uma das atividades destinadas ao trabalho dos enfermeiros é o levantamento de prontuários em determinado período de tempo para a utilização em um estudo transversal.
O enfermeiro pode realizar estudos voltados para a saúde considerando metodologias que podem estar relacionados diretamente com essa temática.
Quais são os estudos epidemiológicos
Os estudos epidemiológicos são aqueles que buscam se debruçar sobre determinados temas. Existem vários tipos de estudos como o longitudinal e o caso controle.
Os estudos de coorte, que também podem ser chamados de longitudinais, tem como ponto inicial o conjunto de pessoas em um mesmo período do tempo. Um grupo é classificado em subgrupos que serão expostos ou não a determinado fator de risco.
Saiba mais sobre os estudos de enfermagem em https://brainly.com.br/tarefa/16765746
Espero ter ajudado,