De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (1998), as adaptações podem ser vistas como: “[...] estratégias e critérios de situação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola” (BRASIL,1998, p.15).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Adaptações Curriculares — Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC; SEED, 1998.
Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares de 1998, propõe três níveis de adaptações: no âmbito do projeto pedagógico; no currículo desenvolvido na sala de aula e, em nível individual. Levando em consideração esses três níveis de adaptação, analise as afirmativas a seguir:
I. No nível individual o foco é: na atuação do professor na avaliação e no atendimento do aluno.
II. No âmbito do projeto pedagógico e no currículo o foco é: relacionado à reestruturação do Projeto Político Pedagógico.
III. No âmbito do projeto pedagógico o foco é: medidas de ajuste do currículo em geral, que nem sempre precisam resultar em adaptações individualizadas.
IV. No currículo desenvolvido na sala de aula o foco é: na organização e nos procedimentos didático-pedagógicos de modo que favoreça a efetiva participação e integração do aluno, bem como a sua aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
coloquei: I, III e IV
Explicação:
no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar): referem-
-se a medidas de ajuste do currículo em geral, que nem sempre precisam resultar em adaptações individualizadas. As ações adaptativas
visam a flexibilizar o currículo para que ele possa ser desenvolvido
na sala de aula e atender às necessidades especiais de alguns alunos.
no currículo desenvolvido na sala de aula: o foco é na organização e nos procedimentos didático-pedagógicos e destacam o como
fazer, a organização temporal dos componentes e dos conteúdos
curriculares e a coordenação das atividades docentes, de modo que
favoreça a efetiva participação e integração do aluno, bem como a
sua aprendizagem.
no nível individual: o foco é na atuação do professor na avaliação e no atendimento do aluno. Compete-lhe o papel principal na
definição do nível de competência curricular do educando, bem
como na identificação dos fatores que interferem no seu processo
de ensino-aprendizagem (BRASIL, 1998, p. 25).
Resposta:
ALTERNATIVA 4
Explicação:
PÁG 72